PAGES
Estádio Alfredo Jaconi: homenagem ao ex-jogador do Esporte Clube Juventude
Conheça um pouco mais sobre a história da inauguração do Estádio Alfredo Jaconi. Aqui, você irá saber mais sobre o campo de jogo do Esporte Clube Juventude antes da criação do estádio que conhecemos hoje em dia. As principais características e os recordes do estádio também estão aqui disponíveis para você.
Continue com a gente e descubra tudo sobre o estádio Alfredo Jaconi!
Quinta dos Pinheiros: antes da inauguração do Estádio Alfredo Jaconi
O primeiro campo de jogo do Esporte Clube Juventude foi o Quinta dos Pinheiros, o qual foi adquirido pelo presidente Dante Marcucci, em 1919. Entre a fundação do clube, em 1913, e o novo Estádio Alfredo Jaconi, em 1975, o Juventude passou por grandes momentos – além de conseguirem um campo de jogo.
Em 1920, o EC Juventude se tornou campeão em Porto Alegre e a sua torcida ganhou o apelido de “papada”, o qual é adotado até hoje em dia. Seis anos depois, em 1926, o clube ganha o título de heptacampeão. Além disso, em 1935, o primeiro clássico Juventude X Flamengo acontece.
Antes de inaugurarem o novo estádio, o clube foi reconhecido a nível estadual, onde foram convidados a participarem do “Divisão de Honra” – atualmente conhecido como o Campeonato Gaúcho. Nesse mesmo período, em 1954, o campo de jogo Quinta dos Pinheiros foi reformado e passou a ser chamado de Estádio Alfredo Jaconi – em homenagem a um dos maiores ídolos do clube, Alfredo Jaconi, como o próprio Juventude se refere a ele.
O clube adquiriu o título de vice-campeonato estadual, em 1965. 10 anos depois, o novo Estádio Alfredo Jaconi é inaugurado e, até os dias atuais, é reconhecido por ser um dos estádios mais funcionais e modernos do país.
Ano de 1975: a tão esperada inauguração
O novo Estádio Alfredo Jaconi foi inaugurado em 1975, sob a liderança de Willy Sanvitto, o presidente do clube na época. A construção durou 3 anos, aproximadamente, desde 1972 até a sua inauguração, em 1975. Ele foi criado sobre o antigo campo de jogo do clube, a Quinta dos Pinheiros.
O seu nome foi escolhido para homenagear um dos maiores ídolos do time: Alfredo Jaconi foi jogador laureado, treinador, técnico, diretor de campo, conselheiro, tesoureiro, assessor das diretorias e presidente.
As principais características do Estádio Alfredo Jaconi
O Estádio Alfredo Jaconi foi reformado para aumentar o conforto e a segurança dos torcedores, oferecendo uma capacidade máxima de 23.726 espectadores. Está entre os maiores estádios brasileiros, sendo considerado um dos mais funcionais do país.
A dimensão do campo é de 100m X 70m, com um dos melhores gramados do interior do Brasil. Conta com quatro vestiários para os atletas, além de setores com salas exclusivas para a imprensa e as entrevistas coletivas.
Além do disso, o Juventude é um dos clubes que trabalha em conjunto com a formação de novos atletas. Dante, Naldo e Tiago Silva são exemplos de jogadores formados no clube e que conseguiram se destacar no futebol a nível global.
As crianças também são bem-vindas na escolinha, com mais de 600 todos os dias. O clube tem o Centro de Formação de Atletas e Cidadãos (CFAC), voltado para esse objetivo, com uma área de 29 hectares – o equivalente a 290 mil metros quadrados.
Recordes do estádio do EC Juventude
O estádio do Esporte Clube Juventude conta com incríveis recordes em sua jornada. Confira alguns dos principais:
- Acredita-se que o maior público no Estádio Alfredo Jaconi aconteceu na semifinal do Campeonato Brasileiro da Série B, com uma estimativa de mais de 30 mil torcedores, em 20 de novembro de 1994.
- O maior público já registrado é de 27.740 torcedores, durante a partida de Juventude X Grêmio nas quartas de finais do Campeonato Brasileiro, em 27 de novembro de 2002 .
- O Campeonato Gaúcho de 23 de junho de 1996 recebeu 27.653 pessoas no primeiro jogo da final, sendo 20.720 pagantes.
- Em 17 de setembro de 1995, o Campeonato Brasileiro recebeu 21.374 espectadores.