PAGES
A criação do EC Juventude: a história por trás do clube de futebol gaúcho
Ficou curioso em saber como o Esporte Clube Juventude foi criado? Essa seção está recheada para você descobrir tudo o que pretende saber.
A seguir, você irá conhecer um pouco mais sobre a história do clube desde a sua fundação até os dias atuais. Continue com a gente e saiba tudo sobre o EC Juventude de Caxias!
A fundação do clube: início do sonho
Em 29 de junho de 1913, o Esporte Clube Juventude foi fundado. 35 jovens caxienses que eram apaixonados por futebol se juntaram e decidiram criar o time. As cores verde e branco – presentes até os dias de hoje – foram definidas na época e, em pouco tempo, o clube conquistou seu lugar entre as competições municipais esportivas.
Momentos importantes na história do Esporte Clube Juventude
Seis anos depois de sua fundação, em 1919, o presidente da época, Dante Marcucci, conseguiu adquirir o campo de jogo para o clube, tornando-se conhecido como Quinta dos Pinheiros. Em 1935, o maior rival do Juventude é fundado, o Grêmio Esportivo Flamengo. No primeiro clássico, Juventude ganha de 3 a 1.
O reconhecimento estadual veio em 1954. O clube é convidado a participar do atual Campeonato Gaúcho, antigamente conhecido como “divisão de honra”, o qual foi criado pela atual Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Anteriormente, a FGF era chamada de Federação Rio-grandense de desportos.
Em 1965, o Juventude conquista o título de Vice-Campeão Estadual, o primeiro clube do interior depois da formação da divisão de honra a ganhar o prêmio. Por muitos, a escalação da época era considerado um dos melhores da história do EC Juventude.
Em 1975, o campo de jogo Quinta dos Pinheiros passou por uma reforma e começou a ser chamado de Estádio Alfredo Jaconi em homenagem a Alfredo Jaconi, um dos maiores jogadores do clube. Jaconi faleceu em 1952, mas deixou seu legado eterno no EC Juventude e no coração do povo gaúcho.
O novo Estádio Alfredo Jaconi foi inaugurado ainda no mesmo ano, sob a liderança do presidente Willy Sanvitto. Até os dias atuais, o estádio é reconhecido como um dos mais funcionais e modernos do Brasil.
O clube foi campeão da Copa Governador entre 1975 e 1976, o que garantiu o direito do Juventude de participar, pela primeira vez, do Campeonato Brasileiro – em 1977. O primeiro título nacional veio em 1994, conquistando o Campeonato Brasileiro da Série B.
Nos anos 2000, o Juventude participou pela primeira vez da Copa Libertadores da América. Quinhentos jogos foram completados durante a temporada de 2008 pelo atleta Lauro Antônio, muito conhecido como Laurinho Guerreiro.
O clube completa 100 anos desde a sua fundação em 2013. Além disso, adquiriu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro e ainda conquista o Gauchão Sub-20. Entre 2020 e 2021, o EC Juventude volta à elite do futebol nacional.
Quem foi Alfredo Jaconi, o ícone do Esporte Clube Juventude?
Alfredo Jaconi nasceu em Caxias do Sul, em fevereiro de 1910. Ele começou a fazer parte do time quando ainda era bem jovem, onde passou pelas equipes juvenil e aspirante. Ele saiu do clube em 1925 para fundar o Grêmio Futebol Caxiense, em parceria com alguns amigos. Em 1929, retornou ao EC Juventude como titular e especializou-se na posição de meia esquerda, mas não deixou de atuar nas demais posições de maneira ocasional.
Ganhou, com o clube, 9 títulos de Campeão do Citadino. Encerrou a sua carreira como atleta em 1939, mas seguiu atuando nos bastidores. Jaconi foi presidente do EC Juventude de 1945 a 1946. Também foi o líder na construção do primeiro campo de jogo, o Quinta dos Pinheiros. Além disso, atuou como diretor técnico e diretor de campo durante vários anos.
Em 1975, o estádio Quinta dos Pinheiros passou por uma reforma e foi renomeado, sendo chamado de Estádio Alfredo Jaconi em homenagem ao jogador, que faleceu em 1952.